segunda-feira, 22 de outubro de 2018

QUIRGUISTÃO - 7 - Agosto 2018

Mais uma saída cedinho, porque o caminho é longo, até ao Lago Tulpar, a 3500 metros de altitude, na base do Pico Lenine, com os seus imponentes  7.136 metros.

As montanhas que vamos encontrando pelo caminho são simplesmente de cortar a respiração!

Numa paragem, vimos alguém a aproximar-se de bicicleta, de aspecto algo estranha. Um espanhol, Quico, que está a fazer Espanha – Malásia de bicicleta. O seu projecto pode ser acompanhado em www.100sonrisasporhora.com . Significa que por hora ele recebe cerca de 100 sorrisos, pelo estranho aspecto da sua bicicleta, a 2.5 metros do chão. Um tipo magnífico sem dúvida, que poderão acompanhar na sua página.

Paragem em Sary Tash, uma pequena aldeia no Vale Alay. Aqui o ábaco ainda é utilizado na mercearia local, para efectuar as contas. Explorando um pouco a aldeia, demos de caras com um grupo de crianças deliciosas. Os lápis de cor, os balões e principalmente as fitas de pescoço fizeram um sucesso. Também as bolachas foram muito solicitadas. “Nham nham” como eles dizem. Uma paragem fantástica. E as saudades que eu já tinha de uma fisga…por aqui ainda um verdadeiro sucesso!

Finalmente caminho de terra em direcção ao lago. Numa pequena aldeia, e pedido indicações do caminho correcto, um local coloca 2 miúdos na nossa van, a servirem de guias. Por lá ficaram no lago até ao outro dia. Certamente malta conhecida…

Alojamento no Yurt Camp Lenine Peack, na margem do Lago Tulpac.  Mais uma noite em yurt, quentinha, porque aqui fazia frio de noite. Fogão interior, aquecido a bosta de vaca, faz maravilhas no interior das yurts.

Depois de muitas fotos ao lago, de uma sessão de fotos a um pastor local, montado no seu cavalo branco, e de um chá reconfortante, jantarinho no contentor que era a sala de jantar. Mais uma vez um festim. Estes pastores nómadas sabem receber! E todos de uma simpatia maravilhosa, apesar de pouco conseguirmos comunicar. A sopa era maravilhosa e o arroz de legumes um pitéu.

As fotos nocturnas é que não resultaram muito bem. Um vento forte e gélido não era muito convidativo a estar no exterior, e com tripés de viagem pior ainda. Tudo tremido. Yurt quentinha porque amanhã é dia de caminhada.







































































































Sem comentários:

Enviar um comentário