domingo, 21 de outubro de 2018

QUIRGUISTÃO - 2 - Agosto 2018


Pequeno-almoço no Hotel, sendo que por aqui é servida uma “especialidade”, do tipo papa de arroz. Misturado com doce de bagas nem é muito mau. Mas 4 colheres chega.

Visita à formação rochosa Seven Bulls, nas termas/sanatório Jeti-Oguz. Não percebi se as termas eram utilizadas, mas estavam muito degradadas. Explorando o local, demos com uma sala de jogos, em que a mesa de bilhar estava claramente inclinada. De repente surge um militar, no seu uniforme de camuflado azul, que nada de inglês falava. Lá dissemos que eramos de “Portugalia” e de imediato vem logo à baila Cristiano Ronaldo. Assim se abriram as portas para a visita ao resto das instalações e se iniciou a sessão de selfies. Uma trovoada repentina abreviou a visita e regresso a Karakol.

Almoço na cidade, que não sei se foi “kuritza”, que significa frango. Pedir algo, dadas as barreiras linguísticas e de dificuldade de leitura de ementas em quirguiz ou russo, era uma aventura, e frango é frango. Quando havia muitas dúvidas…”KURITZA!” A forma de cozinhar era a que viesse…

Depois de almoço, ”embarque” em autocarro de luxo, certamente sobras da guerra do Afeganistão, para a visita às nascentes de água quente em Altyn-Arashan. 12 kms para cada lado. Se se interrogam como será estar dentro de uma bimby na velocidade 9, pois é isso a estrada de ida para as nascentes. Trilho impressionante, quase sempre ao longo de um rio, com uma torrente considerável, e umas paisagens simplesmente magnificas. A viagem na “trituradora de luxo” mereceu a pena. Trilho pouco aconselhável para quem não gosta de estar de carro e à beira de precipícios, e sem espaço para mais nada. No final da subida, um vale magnífico nos esperava. Ao longe, os picos altos, com neves eternas espreitavam. Pelo vale, algumas nascentes de água quente fazem as delícias dos visitantes. Em vez do banhinho, optámos por ficar a contemplar toda a magnifica paisagem que nos rodeava, apenas com o barulho da torrente do rio, que mais abaixo corria. No regresso demos boleia a um local, que tranquilamente dormia, apesar da “trituração” da viagem. 

















































Sem comentários:

Enviar um comentário