domingo, 21 de outubro de 2018

QUIRGUISTÃO - 5 - Agosto 2018


Acordar cedinho pois tínhamos 14 horas de viagem pela frente até OSH.

Pelo menos 300 kms em estrada de terra e montanha. A meio da manhã encontro com uma equipa francesa do Rally Mongol, que mudava um pneu do Panda 4x4.

Almoço em Kazerman, que para mim foi o melhor. Ninguém falava inglês, pelo que a alternativa foi irmos à cozinha ver o que havia. Dei de caras com um caldo de borrego, a que se juntava uns raviólis e fazia uma sopa deliciosa. Também aqui comemos o melhor pão da viagem. E o almoço nem chegou a custar 2€… Só mais tarde entraram várias senhoras no restaurante e percebemos que eram as professoras da escola, provavelmente no seu primeiro dia de trabalho após período de férias. Tínhamos tido tradutoras…Naquela localidade a azáfama da escola era muita. Várias bancas e lojas vendiam material escolar e fardas. Surpresa das surpresa, as cadernetas oficiais do aluno e da escola, tinham na capa o Cristiano Ronaldo. Também havia o Messi, mas apenas com uma foto. Do Cristiano havia várias. Mochilas também. Um sucesso também no Quirguistão.

De tarde passámos numa zona de produção de girassóis, e, pela falta de espaço, a estrada alcatroada é utilizada para espalhar e secar as sementes. Há que circular conforme se pode.

Em OSH, depois da longa viagem, jantar num restaurante onde a palavra Kuritza foi a salvação. Ou isso ou aprendíamos russo em 30 segundos, porque ninguém falava mais nada. E lá vieram asas de kuritza com rodelas de cebola e batata frita. Até que nem estava mau!
























Sem comentários:

Enviar um comentário