terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

CUBA - La Habana 4 - Dezembro 2016

Último dia em Cuba. Vespera de Fim de Ano. Muita gente atarefada nos preparativos para a festa dessa noite. O rum começou a correr logo pela manhã, e os ritmos cubanos faziam-se ouvir.
Mais uma vez os lápis, canetas, brinquedos, fizeram surgir sorrisos lindíssimos e caras de espanto nas crianças que fomos encontrando.
Foi dia de despedidas…do Malecón, do Paseo Marti, de La Habana Vieja, daquela malta porreira também.
Depois de almoço começamos a ver a preparação de grandes espetos para começarem a grelhar porcos inteiros. A festa deve ter sido rija!
De caminho ainda se meteu conversa com a “Diana”, um transexual muito divertido.
Mesmo ao cair do pano cruzámo-nos com um cubano, com quem já tínhamos interagido uns dias antes. Estava a sair de casa e perguntou se não a queríamos visitar. Vivia com a irmã, o cunhado e mais alguns familiares, num espaço pequeno, sem mobílias, mesmo muito simples. Ele é varredor e o único que trabalha. Ganha 600 pesos cubanos (24€) e necessita de ganhar uns trocos com turistas para complementar os rendimentos. Via-se que tinha uma cultura geral acima da média e sabia montes de coisas sobre Portugal.

Transfer para aeroporto e regresso na Air Europa, para voo nocturno e passagem de ano a bordo. Em companhia espanhola não podiam faltar as 12 uvas e o champanhe. O catering, para variar, era muito mau…
























































































































Sem comentários:

Enviar um comentário