domingo, 25 de setembro de 2016

ERICEIRA - Dezembro 2013

Vila muito antiga, presumivelmente local de passagem e instalação dos Fenícios.
Reza a lenda que o nome Ericeira significa, na origem, "terra de ouriços", devido aos numerosos ouriços-do-mar que abundavam nas suas praias. No entanto, investigações mais recentes apontam o ouriço-cacheiro e não o do mar como inspirador do nome. Com a descoberta de um exemplar do antigo brasão da Vila, confirmou-se que o animal ali desenhado é, de facto, um ouriço-cacheiro.
O seu primeiro foral data de 1229, concedido pelo então Grão-Mestre da Ordem de Aviz, Dom Frei Fernão Rodrigues Monteiro.
Em 1547, D. João III concede aos pescadores ericeirences a permissão de venderem o peixe "a olho" e não "a peso", costume que ainda há trinta anos se mantinha.
A Ericeira conheceu no século XIX, a sua época áurea. Foi o porto mais concorrido da Estremadura, com alfândega.
O embarque para o exílio da família real portuguesa, episódio que assinala o termo do regime monárquico nacional, fará sempre do porto da Ericeira um dos locais mais dramáticos da geografia do concelho de Mafra. Foi da praia dos Pescadores que D. Manuel II embarcou para o exílio, da Praia dos Pescadores. Eram cerca das 15 horas do dia  de Outubro de 1910 quando D. Manuel II, então com vinte anos, acompanhado da mãe, a rainha D. Amélia, e da avó, a Rainha D. Maria Pia, vindos de Mafra, surgiram de automóvel na vila para embarcarem no Iate D. Amélia, fugidos da revolução republicana que estalara na véspera em Lisboa.

A região da Ericeira é bem conhecida em termos de surf devido às ondas da zona, que os surfistas dizem ser diferentes. Tem praias muito conceituadas para a prática do surf como a praia da Ribeira d' Ilhas(reserva mundial do surf), praia dos Coxos em Ribamar, entre muitas outras. A Ericeira é de resto a 1ª reserva mundial de surf da Europa e 2ª do mundo.

















Sem comentários:

Enviar um comentário