quinta-feira, 20 de junho de 2019

ALENTEJO - Junho 2019


Fim-de-semana por terras alentejanas, com base na Marina da Amieira, no Grande Lago do Alqueva. Aluguer de barco para pernoita, uma vez que a navegação custa cerca de 400€ por dia. Só se torna mais económico com alugueres de navegação de uma semana, ou em promoções no facebook.

No caminho para Sul, o céu estava particularmente lindo, com as nuvens a pintalgar o céu de lindas formas. Em tempo de ceifa, as vastas planícies estavam com um dourado particularmente brilhante.
Paragem em Portel para almoço, onde as migas de espargos se tornaram rainha. Restaurante O Castelo.
Check in no barco e rápida saída para margem Este do Grande Lago. Não perder a visita à Aldeia da Estrela. O pôr-do-sol na Marina e um fantástico spot para fotografar. Para o jantar recomenda-se o restaurante O Artur, em Alqueva, com um excelente preço qualidade. A açorda de bacalhau é excelente e a Sericaia, caseira, finaliza a refeição de um modo absolutamente divinal.
Com pena, as nuvens fizeram uma visita nocturna, e a expectante sessão fotográfica nocturna às estrelas não foi feita. Uma pequena experiência que nada deu. Apenas quase um atropelo por uma lebre, que não esperava certamente encontrar por ali alguém.
A manhã apareceu cinzenta, pelo que pouco se fotografou em Monsaraz. Perto, a praia fluvial, com umas condições excelentes, convidava a um mergulho, mas fica para a próxima. Paragem para almoço em Mourão. Para as despedidas, impunha-se umas migas, neste caso de espargos. Como não foi nada de especial, não vamos aconselhar este restaurante. Só de espera foi quase uma hora, e as migas muito fracas…
O regresso foi por estradas secundárias até Évora, com descobertas fantásticas. Grandes paisagens, estações de comboio desactivadas, castelos no meio de vinhas, tudo se descobre.






















































































Sem comentários:

Enviar um comentário