domingo, 3 de julho de 2016

SÃO MARTINHO DO PORTO - Junho 2016

A povoação é mencionada pela primeira vez numa Carta de Foral passada em 1257 por Frei Estevão Martins, 12o abade do Mosteiro de Alcobaça.
A baía foi porto de mar dos coutos de Alcobaça, onde se desenvolviam actividades ligadas à pesca e à construção naval
Constitui-se numa estância balnear frequentada pela nobreza e pala burguesia desde o final do século XIX, ficando conhecida como o "bidé das marquesas" .
É uma das mais belas praias do país, uma baía em forma de vieira, de águas calmas e areias brancas e finas. São Martinho do Porto foi mesmo considerada a melhor praia para ir em família no guia de praias de 2015 da eDreams.
A visitar: o Miradouro do Cruzeiro; túnel do cais; subindo o elevador da "rua dos cafés" o Miradouro do Largo José Bento da Silva; ruínas da Alfândega  onde foram construídas as caravelas que participaram nas descobertas e conquistas, nos reinados de D. Afonso V e D. João II, assim como parte dos navios que levaram D. Sebastião a Alcácer Quibir; Pocinha (Salir do Porto) que é uma nascente de água doce que nasce junto ao Oceano, e que se crê que seja uma água milagrosa para inúmeras enfermidades, nomeadamente a problemas de pele; duna (Salir do Porto), em tempos a maior da Europa.
O prato mais emblemático em tempo de verão é a crise, que consiste em batatas fritas com uma salsicha de lata e um ovo estrelado, servido em tachinho de barro. Com duas salsichas e dois ovos passa a ser crise dupla. As melhores são as do café ROSA, na "Rua dos Cafés".

Para uma refeição mais formal, recomendo o restaurante no cais "Pesca no prato", sempre com peixe fresquíssimo, e um staff atencioso.


































1 comentário:

  1. Bonito Album! Gostei muito das fotos. Trouxeram à memória bons velhos tempos!!! Muito bons mesmo! Grande abraço e parabéns pelo blog.

    ResponderEliminar