quinta-feira, 23 de junho de 2016

PENELA E ALDEIAS DE XISTO - Outubro 2014

Localizada na encosta de um monte na estrada romana que ligava Coimbra a Tomar.
O termo "penela" é um diminutivo de "penha", e significava, em baixo latim, monte.
Tem um dos castelos mais importantes de Portugal.
Julga-se que na origem do Castelo de Penela estivesse um primitivo castro lusitano posteriormente aproveitado quando da invasão romana da Península Ibérica.
À história de Penela crê-se ainda estarem associadas as passagens sucessivas dos Vândalos, destruidores da fortificação construída pelos Romanos, dos muçulmanos, que tomaram o castelo no século VIII, e das tropas de Fernando I de Leão, tendo a fortificação ficado sob a responsabilidade do conde Sesnando Davides, após a conquista de Coimbra (1064), a quem se deve reedificação da fortificação de Penela.
No contexto da formação da nacionalidade, a povoação recebeu o seu primeiro foral em Julho de 1137, concedido por D. Afonso Henriques.
O seu castelo é, depois do Castelo de Montemor-o-Velho, o mais amplo e forte que actualmente nos resta da linha defensiva do Mondego. Tomado pelos Muçulmanos já depois de 1137, veio a ser definitivamente reconquistado em 1148.
Será, contudo, Sancho I de Portugal quem, em 1187, deu nova vida a Penela, mandando-a repovoar e reparar o seu castelo. A torre de menagem do castelo foi mandada erigir por D. Dinis, aquando de uma nova reparação do castelo.
Ficámos alojados na unidade de 4* Duecitânia Design Hotel, e nenhum reparo a fazer. Staff impecável.
O jantar foi no D. Sesnando. O bacalhau na telha é uma delícia e dá para 2 pessoas. Experimentei o bucho e era delicioso. Para entrada é imperdível o queijo rabaçal gratinado com mel. As sobremesas têm todas um aspecto delicioso e um gosto condizente com a aparência.

Penela é um bom ponto de partida para visitar algumas das Aldeias de Xisto, e no tempo quente, apanhar praias fluviais com muita qualidade.









































Sem comentários:

Enviar um comentário